Curso de filosofia da música – 2021

Por Maria Helena Restivo

A filosofia da música é um ramo da filosofia que se dedica ao estudo de questões acerca da natureza e valor da música e acerca da experiência subjetiva que esta proporciona. Algumas das perguntas que ocupam os filósofos da música são as seguintes:
O que é a música?
O que é uma obra musical?
Para que serve a música?
Qual é o valor da música?

Ao longo dos séculos, as respostas dadas a estas questões têm sido diversas. Os valores e conhecimentos de uma determinada sociedade, bem como as práticas musicais a ela associadas, influem nos modos como a música é concebida.

Neste curso, apresentar-se-ão algumas das teorias mais influentes sobre a música, procurando enquadrá-las nas práticas musicais e nos paradigmas de pensamento dominantes na altura do seu surgimento.

Destinatários
Este curso de filosofia da música destina-se a adultos e jovens que queiram saber mais acerca das ideias sobre música desenvolvidas ao longo da história da civilização ocidental. Não é necessário possuir conhecimentos prévios de filosofia nem de música.


Duração
22 aulas de 1h30, de 11 de fevereiro a 8 de julho


Horário
Quinta-feira, entre as 18.30 e as 20.00

Tipologia
Aulas online (plataforma a definir) baseadas na exposição de ideias e na leitura e comentário de textos relevantes.

Inscrições
As inscrições deverão ser feitas através do email cursos.casadovinhal@gmail.com.

Preços e formas de pagamento
Valor mensal: 45 euros.
Valor total: 250 euros.


O pagamento mensal deverá ser feito mediante transferência bancária até ao dia 8 do mês respetivo. O pagamento da totalidade do curso deverá ser feito até oito dias depois da inscrição.

A abertura do curso está condicionada a um mínimo de três inscrições.
Número máximo de inscrições por curso: 12.

Inscrições através do email: cursos.casadovinhal@gmail.comC

Biografia

Maria Helena Restivo nasceu em 1984 e é natural de Gondomar. Licenciou-se em filosofia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e completou o mestrado em ensino da filosofia no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Paralelamente, fez o curso complementar de piano no Conservatório Regional de Gaia, tendo sido professora de música e de piano em várias escolas. É também licenciada em composição pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto. Participou em atividades e espetáculos com várias associações e é membro fundador da associação cultural Casa do Vinhal.