A Casa do Vinhal

A Casa do Vinhal é uma organização dedicada à criação e desenvolvimento de projetos artísticos e culturais, tendo a sua sede numa casa de lavoura situada em Gondomar. Orienta a sua ação com base em dois princípios fundamentais: a democratização do campo artístico, procurando questionar as diferenças entre popular e erudito, tradicional e contemporâneo, e a aproximação das artes às ciências sociais e humanas, realizando projetos críticos e reflexivos em diálogo com as comunidades locais.

A Casa do Vinhal desenvolve trabalho em quatro áreas principais:

Projetos culturais

Explorando prioritariamente a área da identidade, da arte e do património, os projetos culturais que desenvolvemos iniciam com uma recolha de testemunhos das comunidades envolvidas, e pretendem chamar a atenção para temáticas pouco exploradas ou marginalizadas, procurando suscitar uma reflexão crítica entre os diversos intervenientes do projeto.

Exposições

Tendo como um dos principais objetivos a democratização do campo artístico, a Casa do Vinhal procura expor simultaneamente artistas contemporâneos e populares, profissionais e amadores, estando particularmente atenta a trabalhos que desafiem categorias e fronteiras. As exposições têm uma duração média de dois meses, e ocorrem no espaço sede da Casa do Vinhal.

Residências artísticas

No ano de 2017, a Casa do Vinhal pretende acolher um conjunto de residências artísticas no seu espaço em Gondomar. Aproveitando as vantagens do seu edifício sede, que oferece simultaneamente espaços de trabalho e residência, pretendemos proporcionar um conjunto de condições especialmente favoráveis à criação artística. As residências poderão ser em qualquer campo de produção artística mas também na produção teórica ligada às artes. Para concorrer deve consultar o regulamento.

Aulas e ateliês

A Casa do Vinhal organiza aulas e ateliês de arte para crianças e adultos, contando com formadores devidamente qualificados. Com base numa aprendizagem informal, procura-se incentivar a criatividade bem como o desenvolvimento de diversas expressões artísticas. As aulas e ateliês são anunciados na página da Casa do Vinhal.

 

Equipa

A Casa do Vinhal é composta por uma equipa multidisciplinar, sendo dirigida por Maria Manuela Restivo (antropóloga e curadora) e Luciano Moreira (investigador em Media Digitais).

 

* * *

 

Casa do Vinhal is an organization dedicated to the creation and development of artistic and cultural projects. Founded in 2015 by a group of people with interests in the arts and humanities and social sciences, Casa do Vinhal has its own space – an old farmhouse located in Gondomar.

Casa do Vinhal guides its action based on two fundamental principles: the democratization of the artistic field, seeking to question the differences between popular and erudite, traditional and contemporary arts, and the relation between arts and social sciences and humanities, producing critical and reflexive projects in dialogue with local communities.

In addition to the production of various projects, Casa do Vinhal conducts seminars, talks, workshops, screenings and other cultural events.