Curso de filosofia da música

Em 1854, Eduard Hanslick escreveu uma obra intitulada Do Belo Musical, na qual defendeu que a beleza da música depende de fatores exclusivamente musicais e é independente de qualquer conteúdo que possa provir de outra fonte. Essa nova perspetiva, conhecida como formalismo, opunha-se a teorias que defendiam que a música era capaz de representar emoções ou de revelar estruturas fundamentais da realidade. Ao longo do século XX, a perspetiva formalista, apesar de largamente adotada, não impediu que vários teóricos continuassem a defender o poder expressivo da música.
Neste curso, serão apresentadas diferentes perspetivas acerca dos modos como a música adquire e veicula significados, com base em teorias desenvolvidas por figuras proeminentes da história do pensamento estético, desde Pitágoras até à atualidade.
Estas serão organizadas em três categorias — música e revelação, música e emoções e formalismo musical — com o intuito de realçar diferenças e semelhanças entre propostas teóricas apresentadas em diferentes períodos históricos da civilização ocidental.

Objetivos
— Identificar as principais problemáticas associadas ao poder expressivo da música;
— Identificar as principais teorias filosóficas acerca da relação entre música e revelação de dimensões ocultas do real;
— Identificar as principais teorias filosóficas acerca da relação entre música e representação, expressão ou evocação de emoções;
— Identificar as principais propostas teóricas associadas ao formalismo musical;
— Compreender as relações entre as teorias filosóficas abordadas e as práticas musicais.


Destinatários
Este curso destina-se a adultos e jovens interessados em filosofia da música. Não é necessário ter conhecimentos prévios em filosofia ou música.


Duração/Horários
5 sessões, entre as 18h00 e as 19h30

Datas
Sessão 1: 3 de julho

Sessão 2: 7 julho

Sessão 3: 10 julho

Sessão 4: 14 julho

Sessão 5: 17 julho


Tipologia
Aulas online baseadas na leitura e discussão de textos relevantes. Serão disponibilizados materiais com excertos dos autores, sínteses das ideias expostas e sugestões de audição.


Inscrições
As inscrições deverão ser feitas através do email cursos.casadovinhal@gmail.com, mediante indicação do nome, da morada, do número de identificação fiscal e do contacto telefónico.
A abertura do curso está condicionada a um mínimo de 4 inscrições.
Número máximo de inscrições: 12.


Preços e formas de pagamento
95 euros até dia 1 de julho por transferência bancária


Biografia
Maria Helena Restivo licenciou-se em filosofia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e completou o mestrado em ensino da filosofia no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Paralelamente, fez o curso complementar de piano no Conservatório Regional de Gaia e, posteriormente, a licenciatura em composição na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto
Politécnico do Porto. Foi professora de música e de filosofia em várias escolas e participou em atividades e espetáculos com várias associações, sendo membro fundador da associação cultural Casa do Vinhal.